Artes Visuais, Artigos, Artigos e Notícias, Artigos Publicados, Eventos, Exposições, Jornal O Serrano

Socorro – A Primeira Cittaslow Brasileira

Neste artigo, o artista e psicoterapeuta Henrique Vieira Filho  parabeniza a cidade de Socorro/SP pelo título de primeira CittaSlow do Brasil e trata da proposta de vida em que tempo de qualidade é melhor do que em quantidade e desacelerar a apreciação de tudo torna as pessoas mais felizes. 

Publicado resumido no Jornal O Serrano, Nº 6299, de 08/04/2022

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6492757

Socorro!

Nem estou pedindo amparo (ops), e sim, parabenizando o município por ser a primeira “CittaSlow” (termo que mescla “cidade”, em italiano, com “sem pressa”. em inglês) brasileira!


Cidade de Socorro – Primeira CittaSlow do Brasil

 Para conquistar este título, outorgado pela ONG da Itália, cada cidade assina o compromisso de promover, dentre cerca de 70 metas: 

  • a valorização do patrimônio histórico;
  • a comercialização de produtos regionais e do artesanato local;
  • a preservação dos costumes e das tradições;
  • a renovação dos prédios e das casas antigas;
  • a criação de eventos culturais;
  • a ampliação das áreas verdes e das zonas de pedestres, o investimento em ciclovias e em transportes alternativos;
  • a redução do consumo de energia;
  • o desenvolvimento ao comércio de proximidade.

Esta filosofia faz parte do “Slow Movement”, proposta mundial que preconiza a vivência do tempo com maior QUALIDADE para tudo e todos, desacelerando o ritmo de vida, valorizando mais os recursos naturais, conciliando com a tecnologia e modernidade.

O conceito “sem pressa” estende-se para inúmeras áreas, inclusive, as Artes.

Se nossa querida Socorro saiu na frente, assumindo-se como “CittaSlow”, por sua vez, Serra Negra entrou no páreo, tornando-se sede da “Slow Art Week Brazil”, que propõe apreciar, sem pressa, cada obra e trocar ideias sobre a experiência, sob a coordenação de um curador ou artista.

Tanto pelo bem-estar dos moradores, quanto em prol do Turismo, o Circuito Das Águas Paulista pode e deve assumir sua vocação de tranquilidade, buscando o equilíbrio entre as tradições e o novo, mantendo um desenvolvimento urbano ecológico e sustentável e conservando nossa identidade cultural.

“O tempo é muito lento para os que esperam,

Muito rápido para os que têm medo

Muito longo para os que lamentam

Muito curto para os que festejam

Mas, para os que amam, o tempo é eterno.

Trecho do poema: “For Katrina’s Sun-Dial”, de Henry Van Dyke


Logotipo oficial do Movimento CittaSlow
Manifestações artísticas sobre Cittaslow pelo mundo

Para saber mais:

Slow Movement:
Desacelere, Viva Muito e Viva Bem!  

Viver em um ritmo acelerado, de certo que tem um certo charme (“live fast, die young” – viva rápido, morra jovem…), contudo, considero que a alternativa é bem mais interessante: desacelerar, viver muito e viver bem!

O “Slow Movement” preconiza a vivência do tempo com maior QUALIDADE para tudo e todos.

Se antes, o ditado era “tempo é dinheiro”, a nova versão pode ser “tempo é prazer”.

Começou na Itália, em 1996, com o Movimento “Slow Food”, que contrariava os valores e a cultura associadas ao “fastfood”: a proposta é a de saborear lenta e atentamente a refeição, a qual igualmente levou tempo e atenção para ser preparada, em contraponto às comidas “massificadas” e “pré-fabricadas”.

A “filosofia slow” estendeu-se para inúmeras áreas, enumerando, a seguir, algumas delas:

Slow Cities” – cidades pequenas, com maior qualidade de vida, como as daqui, do Circuito Das Águas.

Slow Travel” – apreciar o passeio como um todo, não apenas o destino.

Downshifting ou Simplicidade Voluntária” – redução de preocupações, de bens materiais, para conquistar mais tempo para o convívio com quem amamos;

Slow Fashion” – roupas sustentáveis e duráveis; qualidade em detrimento da quantidade;

Slow Art” – propõe apreciar, sem pressa, cada obra e trocar ideias sobre a experiência, sob a coordenação de um curador ou artista.

Focando o tema para as Artes, museus, galerias e meios de comunicação mensuram o “sucesso” dos eventos pela QUANTIDADE de pessoas circulando, pois não há como medir a subjetividade: o PRAZER e a QUALIDADE da experiência vivida.

Slow Art Week Brazil
Desacelere, Aprecie e Vivencie A Arte

Serra Negra entra no mapa internacional do Slow Art Movement, que conta com a adesão de galerias e museus nas maiores cidades do mundo, que reservam datas em abril de cada ano para que os visitantes apreciem Arte com o “coração”.

Ao invés de apenas visitar uma galeria, ainda melhor será EXPERIENCIAR a Arte, sem pressa!

A proposta do movimento mundial “Slow Art” é que se amplie o tempo de apreciação de cada obra (ao invés de tão somente “passar” por ela….) e os participantes se reunirem para conversar sobre a experiência.

A tartaruga, símbolo mundial da Slow Art em parceria com o brasileiríssimo bicho-preguiça
A tartaruga, símbolo mundial da Slow Art em parceria com o brasileiríssimo bicho-preguiça

A proposta do movimento mundial “Slow Art” é que se amplie o tempo de apreciação de cada obra (ao invés de tão somente “passar” por ela….) e os participantes se reunirem para conversar sobre a experiência.

Como grande incentivador da proposta e representante oficial do movimento, no Brasil, Henrique Vieira Filho soma à Arte, sua experiência como Psicanalista, propondo vivências ainda mais enriquecedoras aos participantes.

Com dia e hora previamente agendados, Henrique recebe grupos de até quatro participantes na intimidade de seu estúdio, situado no Circuito das Águas Paulista (Serra Negra/SP), proporcionando a oportunidade de elegerem as obras em exposição que mais lhe impactaram, apreciá-las com conforto e TEMPO e ainda interagir seja conversando sobre as pinturas, seja experienciando uma vivência em Arteterapia.

Algumas curiosidades sobre o Movimento Slow Art:

  • Comemorado oficialmente no dia 8 de abril, o “Slow Art Day” é uma ação mundial voluntária, por parte de museus e galerias, com adeptos principalmente nos EUA e também no Brasil, com a Sociedade Das Artes.
  • A média gasta por um visitante em frente a uma obra de arte é, segundo o “The New York Times”, de 15 a 30 segundos.

  • O Slow Art Day orienta aos observadores das Artes que dediquem de cinco a dez minutos a cada obra escolhida e, então, lhes propicia a oportunidade de conversar sobre a experiência com outros espectadores, comumente, com a mediação de um Artista ou um Curador

  • Phil Terry, CEO da Collaborative Gain, Inc. é o idealizador do Slow Art Day. Frequentador rotineiro de galerias e museus, mudou radicalmente seu modo de apreciar e interpretar as obras, após ter experienciado, pela primeira vez, dedicar longos minutos para cada obra, em 2008, no Museu Judaico, passando a incentivar esta forma de vivenciar a Arte.

  • Museus, galerias e veículos de comunicação mensuram o sucesso de uma exposição pelo número de visitantes, pois são dados objetivos, e somente com o Movimento Slow Art é que estão dando a devida importância ao subjetivo, ou seja, a satisfação dos frequentadores.

No Brasil, o pioneiro (e também representante oficial do Movimento) em Slow Art é o Artista Plástico Henrique Vieira Filho, sendo que suas Exposições individuais sempre contam com cadeiras para que os visitantes possam admirar confortavelmente as obras, além da contarem com a presença do próprio Artista para conversar sobre as pinturas e esculturas.

Leia também:

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me

Deixe um comentário