A Lebre, a Tartaruga, Você e as Artes

O coelho, a tartaruga e a Slow Art

Neste artigo, Henrique Vieira Filho faz uma releitura da fábula da corrida entre o coelho e a tartaruga e convida a todos para o Slow Art Day, evento mundial que, no Brasil, é representado pela Sociedade Das Artes, em Serra Negra / SP

Publicado parcialmente no Jornal O Serrano, edição 6350.

Slow Art Day – Bicho-Preguiça Visitando as Artes de Henrique Vieira Filho

Os fabulosos Esopo e La Fontaine apostaram quanto a quem se sairia melhor na corrida até a galeria da Sociedade Das Artes: a lebre, a tartaruga ou você?

Claro, você chegou primeiro, pois foi de carro, junto com a tartaruga (que veio consigo, de carona…), poucos segundos antes do coelho emparelhar. 

Apesar da fama de ser “coisa de intelectual”, já que lá estavam, resolveram olhar as obras de arte (ainda mais que a entrada é franca). 

Até a lebre abriu mão da sua tradicional velocidade e sentou para admirar de perto as que mais gostou. O jabuti, então, sentiu-se em casa assim que soube que era o Slow Art Day (Dia de Apreciar, Sem Pressa, A Arte), evento mundial em que os principais museus e galerias do planeta reservam para o público ter uma experiência prazerosa em contato com obras de arte, interagindo com artistas e curadores.

Tartaruga, Caracol e Bicho-Preguiça visitando a Slow Art
Tartaruga, Caracol e Bicho-Preguiça visitando a Slow Art

Em contraponto ao ritmo estressante de nossos dias, ganha cada vez mais adeptos a filosofia de reaprender a desacelerar e aproveitar melhor cada momento. Protestando contra os “fast foods”, a Itália inaugurou o Slow Movement (Movimento Sem Pressa) propondo o “slow food”: comida afetiva, degustada com tempo e prazer. A partir daí, o adjetivo “slow” foi se associando a inúmeras áreas, enumerando, a seguir, algumas delas:

“Slow Travel” – apreciar o passeio como um todo, não apenas o destino.

“Slow Fashion” – roupas sustentáveis e duráveis; qualidade em detrimento da quantidade;

“Slow Cities” – cidades pequenas, com maior qualidade de vida. Por sinal, nossa vizinha Socorro foi a primeira no Brasil a conquistar o título de “CittaSlow”, passando a fazer parte do calendário mundial dos destinos turísticos recomendados.

E, para não ficar atrás, Serra Negra entrou no mapa mundial cultural, por ser a atual sede brasileira do movimento “Slow Art”, onde mais do que “quantidade” de visitantes na exposição, o objetivo é o PRAZER e a QUALIDADE da experiência vivida.

Ora, mas e a aposta do começo desta história? Empatou, pois TODOS GANHARAM, já que, cada um apreciou, ao seu modo, as artes e as prosas entre os participantes! Por sinal, você gostou tanto que irá voltar, neste dia 15/04, às 15hs, na Sociedade Das Artes (Rua São Vicente de Paula, 120 – Serra Negra) – Entrada Franca.

One thought on “A Lebre, a Tartaruga, Você e as Artes

Comments are closed.