Menu

_Dr. Freud já irá lhe atender. Pode deixar que tomo conta de seu estojo de pintura, Sr. Hitler

24/04/2018 - Artigos para a Revista Terapia Holística, Exposições
_Dr. Freud já irá lhe atender.  Pode deixar que tomo conta de seu estojo de pintura, Sr. Hitler

Uma versão alternativa da História,
neste artigo do Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho

O Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho expõe em Viena, onde, faz 115 anos, Hitler, Stalin, Freud, Trotsky e Tito viviam e frequentavam

     Quando se vivencia o holismo, torna-se tentador que um mesmo artigo interrelacione tópicos aparentemente distintos. Neste caso: Viena, paz, terapia e artes plásticas

     Eu, um Psicanalista, expondo como Artista Plástico (a partir desta semana…) minhas telas, pela segunda vez, em Viena… a menos de 2 km da morada de Freud … e igual distância da Academia de Artes de Viena, a qual recusou, por duas vezes, o ingresso de um esperançoso artista, período este descrito por ele como o mais triste de sua vida.

     Sim, é dele mesmo que estamos tratando: Adolph Hitler (o qual pintou as flores da imagem que segue…)!

     Há exatos 115 anos (1913…), na mesma região em que hoje tenho o prazer de expor minhas pinturas, vagava o futuro ditador (à época, tão somente um artista plástico em busca de reconhecimento…), pelas mesmas ruas e cafeterias frequentadas por Sigmund Freud (recém consagrado em suas teorias…), e também por Stalin e Trotsky (foragidos da Rússia…) e ainda havia o jovem Josip Broz Tito (sim, o próprio: futuro líder sangrento da Iugoslávia…)!

 

 

     Da rua da The Vienna Workshop Gallery, que expõe minhas telas, eu poderia ir a pé até o Café Landtmann (que funciona até o dias de hoje…), consolar o jovem artista Hitler e encaminhá-lo à Psicanálise com o promissor Freud, que também era frequentador do local.

     E, se ele não estivesse, era só caminharmos mais um pouco até a rua Berggasse, onde ele morava e atendia.

     E ainda poderia aproveitar e levar junto, Stalin, Trotsky e Tito e pedir um desconto para grupo… ou até iniciar o conceito de terapia grupal!

     Parte desta fantasia foi explorada pela BBC, em 2007, com a rádio-novela “Dr. Freud Will See You Now, Mrs. Hitler” (Dr. Freud O Verá Agora, Sr. Hitler), escrita pela dupla de comediantes Laurence Marks and Maurice Gran.

     Ainda com Viena em mente, recentemente, foi convidado a desenvolver uma nova exposição, desta vez, no Brasil, tendo como temática principal, a PAZ

     Por isso, minha imaginação extrapola, (con)fundindo os fatos históricos de 1913, com as sincronicidades de personalidades tão marcantes da história, andando pelos mesmos locais, à mesma época…

     Impossível deixar de cogitar…

     A História teria sido reescrita, se Hitler tivesse seguido seus sonhos como Artista Plástico? E se tivesse sido psicanalisado pelo seu colega de cafeteria, Sigmund Freud?

     E se entre um café e outro, Stalin, Trotsky e Tito resolvessem experienciar algumas sessões de análise? Ou se formassem, juntamente com o Adolph, uma nova e revolucionária… academia de artes!?

      Sei bem, tanto como Profissional, quanto como Cliente, tanto de Arte, quanto de Terapia (e até de Arteterapia…) o quanto estes recursos podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.

     De bem consigo mesmo, são remotas as chances do indivíduo transferir para o coletivo as suas angústias e frustrações.

     Tivesse a Arte e/ou a Psicanálise sido integrada à vida deste seleto grupo de figuras históricas que se “esbarravam” em Viena, a humanidade teria ainda muitos anos a mais de PAZ

     Por isso, para investirmos em um mundo melhor, convido a todos para a Brazilian Art Exhibition – Vienna – com o Artista Henrique Vieira Filho – 25 de Abril e 02 de Maio de 2018 – The Vienna Workshop Gallery!

     Por sinal, a pintura que escolhi para representar meu trabalho, apresenta a mensagem de paz e esperança, com a presença voadora do Tsuru (origami de pássaro similar à garça…), guiado pela mártir japonesa Sadako (vítima-símbolo da bomba atômica).

Tela Rio Wall - Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho

     Nos detalhes da Tela “Rio Wall“, também encontramos o icônico Pão de Açúcar referenciando o Brasil, sendo preenchido por textura inspirada na obra de Pieter Bruegel, “A Torre De Babel”.

      O cenário de complexidade social é complementado pelas ondulações símbolos das calçadas cariocas (curiosamente, este desenho é original de Portugal, na Praça do Rocio em Lisboa…) nesta obra, transparentes a ponto de dar visualização a um verdadeiro exército oculto sob o solo (inspirados nas estátuas dos guerreiros de terracota chineses…).

(Veja alguns destes detalhes neste vídeo: https://youtu.be/B94hWXeWDiE).

     Não seria uma obra minha sem homenagens e toques de irreverência, sendo que a tela “Rio Wall” conta com o roqueiro Roger Waters (do clássico “The Wall”, dentre outras espetáculos…) “pichando” um muro, sob a cumplicidade de Salvador Dali, estabelecendo, assim, a “ponte” com o “antigo continente”, já que esta obra excursiona a partir de março, por vários países europeus.

     (Veja alguns destes detalhes neste outro vídeo: https://youtu.be/kG34pcMbfSM)

     E, em breve, estenderei o convite para que venham, de Viena, para São Paulo, pois, em julho, para a Exposição “Paz”!

    Biografia:

    Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista e terapeuta holístico. Nas artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo.

     Por mais de 25 anos, esteve à frente da organização da Terapia Holística no Brasil, sendo presença constante nos meios de comunicação. Elaborou as normas técnicas e éticas da profissão, além de ser autor de dezenas de livros e centenas de artigos, que são adotados como referência em vários países.

Summary
_Dr. Freud já irá lhe atender.  Pode deixar que tomo conta de seu estojo de pintura, Sr. Hitler
Article Name
_Dr. Freud já irá lhe atender. Pode deixar que tomo conta de seu estojo de pintura, Sr. Hitler
Description
_Dr. Freud já irá lhe atender. Pode deixar que tomo conta de seu estojo de pintura, Sr. Hitler! Uma versão alternativa da História, neste artigo do Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho
Author
Publisher Name
Henrique Vieira Filho - Arte E Terapia
Publisher Logo

Artista Plástico, Terapeuta Holístico, Escritor, Jornalista, Fotógrafo, Designer, Personal Trainer e Construtor.

Atualmente, gerencia a Galeria HVF Artes, onde desenvolve suas pinturas e fotografias em seu estúdio, localizado na região da Av Paulista e em recantos de natureza e turísticos pelo mundo.

Como Terapeuta Holístico, atende com técnicas orientais, psicanálise, essências florais, ervas, terapia corporal, relaxamento, análise de sonhos, vivências e cursos.

X
X