Destaques de Henrique Vieira Filho

Menu

O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra

21/03/2018 - Exposições
O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra
O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra
Rate this post
ela "Rio Wall" - Artista: Henrique Vieira Filho

Tela “Rio Wall” – Artista: Henrique Vieira Filho

O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra

Europe 2018 Art Exhibition – Artista: Henrique Vieira Filho

Selecionar algumas (ou uma, como neste caso…) obras, dentre tantas, para expor, está longe de ser uma “escolha de Sofia”, contudo, não raro me deparo com certo sofrer ao ter que escolher entre uma “filha” ou outra (considero desta forma cada uma de minhas telas…).

É sempre um prazer participar das Exposições Internacionais organizadas pela querida Ângela Oliveira, sendo que a atual Brazilian Art Exhibition circula pela Inglaterra, França, Itália, Holanda, Áustria, Espanha e Principado de Liechtestein.

Por ser uma exposição coletiva, tive que conter minha voracidade e focar em uma só tela e aí começa o agradável dilema.

Como não há uma temática pré-definida (neste caso…) e considerando que tenho um leque vasto de obras, os critérios de seleção

Devo escolher a linha que agrada mais aos críticos ou opto pelo que o público mais gosta?

Considero o fato de que os europeus preferem adquirir obras de menor tamanho ou foco no impacto visual de uma tela de proporções maiores?

A obra deve referenciar a Europa ou o Brasil? Ou ambos?

Enfim, eis a obra eleita:

Tela "Rio Wall" - Artista: Henrique Vieira Filho Técnica Mista 120 cm x 80 cm

Tela “Rio Wall” – Artista: Henrique Vieira Filho

Nos detalhes da Tela “Rio Wall”, encontramos o icônico Pão de Açúcar referenciando o Brasil, sendo preenchido por textura inspirada na obra de Pieter Bruegel, “A Torre De Babel”.

O cenário de complexidade social é complementado pelas ondulações símbolos das calçadas cariocas (curiosamente, este desenho é original de Portugal, na Praça do Rocio em Lisboa…) nesta obra, transparentes a ponto de dar visualização a um verdadeiro exército oculto sob o solo (inspirados nas estátuas dos guerreiros de terracota chineses…).

Em contraponto, a tela apresenta a mensagem de paz e esperança, com a presença voadora do Tsuru (origami de pássaro similar à garça…), guiado pela mártir japonesa Sadako (vítima icônica da bomba atômica).

(Veja alguns destes detalhes neste vídeo: https://youtu.be/B94hWXeWDiE)

Não seria uma obra minha sem um homenagens e toques de irreverência, sendo que a tela “Rio Wall” conta com o roqueiro Roger Waters (do clássico “The Wall”, dentre outras espetáculos…) “pichando” um muro, sob a cumplicidade de Salvador Dali, estabelecendo, assim, a “ponte” com o “antigo continente”, já que esta obra excursiona a partir de março, por vários países europeus.

(Veja alguns destes detalhes neste outro vídeo: https://youtu.be/kG34pcMbfSM)

Todas as obras, as minhas e as de todos os demias Artistas, apresentam uma infinidade de informações e belezas que passam despercebidas pelos ínfimos 30 segundos (média de tempo que um visitante fixa sua atenção em museus, galerias e exposições…) que as pessoas habitualmente dedicam à apreciação de cada tela.

De certo, que muitos locais desestimulam uma apreciação prazerosa, seja por não haver onde sentar, seja pela iluminação inadequada, ou ainda pela quantidade exagerada de telas e até mesmo pela superlotação de visitantes.

Justamente para mudar radicalmente (para MELHOR, claro…) é que surgiu o Movimento Slow Art, sobre o qual terei o prazer de aprofundar em alguns de meus próximos artigos.

Enquanto isso. desejo a todos os meus amigos e demais apreciadores de Arte Contemporânea que estão na Europa, que desfrutem ao máximo a Brazilian Art Exhibition!

Biografia:

Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista e terapeuta holístico. Nas artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo.

Por mais de 25 anos, esteve à frente da organização da Terapia Holística no Brasil, sendo presença constante nos meios de comunicação. Elaborou as normas técnicas e éticas da profissão, além de ser autor de dezenas de livros e centenas de artigos, que são adotados como referência em vários países.

Summary
O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra
Article Name
O Artista E O Dilema Em Eleger Uma Só Obra
Description
O Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho elucida os critérios que elegeram a tela "Rio Wall" para representá-lo na Europe 2018 Art Exhibition
Author
Publisher Name
Henrique Vieira Filho - Arte E Terapia
Publisher Logo
Henrique Vieira Filho - Artista Plástico e Terapeuta Holístico

Artista Plástico, Terapeuta Holístico, Escritor, Jornalista, Fotógrafo, Designer, Personal Trainer e Construtor.

Atualmente, gerencia a Galeria HVF Artes, onde desenvolve suas pinturas e fotografias em seu estúdio, localizado na região da Av Paulista e em recantos de natureza e turísticos pelo mundo.

Como Terapeuta Holístico, atende com técnicas orientais, psicanálise, essências florais, ervas, terapia corporal, relaxamento, análise de sonhos, vivências e cursos.

X
X