Artigos: Arte e Terapia, Exposições

Projeto Re-Arte – 1a Fase

O Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho abre seu atelier de 06 a 09/08 para a 1a etapa do Projeto Re-Arte:

“Esculturas Em Releituras Como Pìnturas”

Em homenagem ao Dia Da Paz (data da explosão em Hiroshima) e aos 110 Anos da Imigração Japonesa, destaca-se:

Estátua Da Paz”, do escultor Seibou Kitamura e (data das explosões em Hiroshima e Nagazaki) e sua releitura na tela “1000 Tsurus”, do Artista Henrique Vieira Filho:

Re-Arte: Esculturas Em Releitura Sobre Tela
“Estátua Da Paz”,do Escultor Seibou Kitamura e tela "1000 Tsurus", do Artista Plástico Henrique Vieira Filho

“Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki e sua releitura na tela “Sadako”, do Artista Henrique Vieira Filho:

“Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki e sua releitura na tela “Sadako”, do Artista Henrique Vieira Filho

A visitação é mediante agendamento prévio (grupos propositadamente limitados a um máximo de quatro participantes por vez). Entrada franca.

Para saber mais:

Pocket Exhibition 110 Mil Tsurus

Faz um ano, retornando de suas exposições em Miami, Barcelona, Porto, Cascais e Liechtenstein e Viena, o Artista Henrique Vieira Filho apresentou novas telas, tendo como elo, a tradição japonesa de dobraduras de papel (origami) em forma de tsurus (aves grous, assemelhadas às garças).

Pela primeira vez, o Artista apresentou ao público suas esculturas, cuja técnica mista inusitada, une a beleza e textura de suas telas ao formato tridimensional, no que denomina Esculturas Origamis, obras apresentadas em tamanhos diversos, confeccionadas em tecido de algodão parcialmente enrijecido. Sua calculada elasticidade possibilita a quem adquirir as peças aplicar leves modelagens na escultura, tornando-se co-criador da Arte.

Já em 2018, a Pocket Exhibition 110 Mil Tsurus homenageou os 110 anos da Imigração Japonesa, comemorada em 18 de junho de 2018.

Além das telas e esculturas do Artista Henrique Vieira Filho, o público participou ativamente da instalação, pintando coletivamente a escultura de mais de dois metros de um enorme Tsuru.

Uma oficina de ensino de origamis orientou a quem desejou fazer suas dobraduras, podendo levar uma de lembrança e somar as demais que dobraram, aos lotes de mil que serão encaminhados ao projeto Mil Tsurus Por Um Desejo, que está prestes a completar mais de 110 mil origamis!

Alguma Obras De Henrique Vieira Filho Presentes Esta Semana

Title: 1000 Tsurus
Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm
Year: 2017
Title: 1000 TsurusArtist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm
Year: 2017
Title: 1000 Tsurus
Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm
Year: 2017
Title: Wings Of Desires
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 120 x 80 cm
 Year: 2017 Title: Wings Of Desires
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 120 x 80 cm
 Year: 2017Title: Wings Of DesiresArtist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 120 x 80 cm
Year: 2017
Title: Sadako
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 80 x 120 cm
 Year: 2017
Title: SadakoArtist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm
Year: 2017
Title: Sadako
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 80 x 120 cm
 Year: 2017
Title: I Wish
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 120 x 80 cm
 Year: 2017 Title: I Wish
Artist: Henrique Vieira Filho
 Mixed media on canvas
 Size: 120 x 80 cm
 Year: 2017Title: I WishArtist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 120 x 80 cm
Year: 2017

A História Que Inspirou
O Artista Henrique Vieira Filho

Aquele que dobrar mil tsurus terá seu desejo atendido e esta lenda deu esperanças à pequena Sadako Sasaki, vítima tardia dos efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Hospitalizada, a menina dedicou-se aos origamis, desejando a paz e o restabelecimento de todas as vítimas. Ainda que tenha falecido antes de completar a empreitada, sua história inspirou o país e o mundo, revitalizando a tradição dos Mil Tsurus.

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, sendo depositados junto ao “Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki tendo um grande tsuru dourado em suas mãos.

Monumento.jpg

Esta bela obra se soma a “Estátua Da Paz”, no Parque da Paz, de Nagasaki, onde os tsurus se unem ao colosso do escultor Seibou Kitamura, que medita e vigia quanto à ameaça nuclear, ao mesmo tempo em que acena com a esperança e se prontifica a socorrer as vítimas.

Nagasaki Peace Park.JPG

Todo dia 06 de agosto (data da primeira explosão), o Japão dedica à PAZ, onde podemos honrar os desejos da pequena Sadako

_ “Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

_ “Este é o nosso Grito. Esta é a nossa oração: Paz no Mundo”.

A Idealização Da Homenagem Aos 110 Anos da Imigração Japonesa

De longa data, o Artista Henrique Vieira Filho, admira a determinação do povo japonês, seu respeito às tradições milenares e às belas histórias de sua mitologia. 

Incentivado por sua filha pequena, Luiza (que estudou na Escola Roberto Norio, de tradição japonesa), que tanto adora origamis e, considerando a proximidade do Dia Da Paz, em agosto, o Artista desenvolveu uma série de telas e esculturas, que tem como ponto em comum, os Tsurus e pretende que os mesmos sejam revertidos em prol de entidades beneficentes.

Cada obra é realizada em forma de gravuras, em séries de oito originais de cada, devidamente, registrados, certificados e assinados pelo Artista, no tamanho de 80 x 120 cm.

O processo criativo envolve sessões de fotos com modelos reais, trabalhados com pintura corporal e arte digital, em poses homenageando as icônicas estátuas de Hiroshima e Nagasaki, sendo que algumas apresentarão, literalmente, mil tsurus, individualizados, ora em pose, ora tamanho, ora cores. 

As esculturas são em tamanhos variando de 20 cm a 240 cm, em tecidos enrijecidos ou fibergrass, apresentando Tsurus estilizados como origamis.

Todas as obras são ricas em cores, como já é tradição nas Artes de Henrique Vieira Filho e estão, no momento, em pleno processo criativo, podendo novas instituições participantes sugerir paletas, logotipos e até mesmo, pessoas a serem retratadas nesta temática.

Paralelamente, instalações com oficinas de origami se encarregarão de lotes de mil tsurus, que serão presenteados a crianças que estejam hospitalizadas, em homenagem a esta bela tradição.

Certos de sua atenção, estamos à disposição para esclarecer o que desejarem e convidamos a agendam uma visita à HVF Artes, onde conhecerão pessoalmente parte do acervo do Artista.

Boa Exposição para todos!

Fabiana Vieira

Processos Criativos E Making Of

Tsuru_Oleo_30x40cm.jpg

Title: Hope
Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm (31,5 x 47,25 inches)

Year: 2017

-23_HVF_Artes_Henrique_Vieira_Filho_{Sequência nº (1)»}.jpg

Artista: Henrique Vieira Filho

Obra “Hope”

Esta tela homenageia as icônicas estátuas de Nagasaki e Hiroshima, unindo a pose de uma ao tsuru aramado da outra.

Tsuru_Escultura_2.jpg

Tsuru_Escultura_1.jpg

Esculturas Tsurus, em tamanhos e cores variadas, todas com as texturas e cores dos já consagradas telas de Henrique Vieira Filho, confeccionados em tela, moldados à mão e  enrijecidos com resina.

Tsurus_Esculturas.jpg

O Artista Henrique Vieira Filho, junto à tela “Hope”, tendo à mão, Esculturas Tsurus.

A escultura da imagem a seguir mede cerca de 2,40 m (da ponta de uma asa, à outra) e foi objeto de pintura coletiva, durante a instalação da exposição do dia 06 de agosto de 2017.

Estudio_Com_Tsurus.jpg

Kimono_pose.jpg

Instalações, que podem ser públicas ou privadas, com performance de modelos e sessões fotográficas, que servem de inspiração para as próximas telas, sendo parte do processo criativo do Artista Henrique Vieira Filho.

PIntura_Corporal_Tsuru.jpg

A pintura corporal é uma das marcas registradas do Artista Henrique Vieira Filho e constituem uma das etapas acessórias a inspirar as obras.

Modelo_Deitada_Chuva_de_Tsurus_Origami.jpg

Modelo_Deitada_Tsurus_Origami.jpg

Instalações, que podem ser públicas ou privadas, com performance de modelos e sessões fotográficas, que servem de inspiração para as próximas obras, sendo parte do processo criativo do Artista Henrique Vieira Filho.
Modelo_Sentada_Pintura_Corporal_Tsurus_Origami.jpg

Instalações, que podem ser públicas ou privadas, com performance de modelos e sessões fotográficas, que servem de inspiração para as próximas telas, sendo parte do processo criativo do Artista Henrique Vieira Filho

Na imagem a seguir, o Artista já iniciou seu processo de pintura, testando as primeiras intervenções para a criação de uma próxima tela.

Ensaio_Inspiracao_Modelo_Tsuru_desenho.jpg

Mil_Tsurus_Tela__800x1164px.jpg

Aqui, o Artista Henrique Vieira Filho, aplica cores, texturas e desenhos, inserindo Mil (literalmente…) Tsurus nesta tela.

Quadro_Parede_Sereia_Japonesa_Web.jpg

Title: Mermaid Ningyo

Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 80 x 120 cm (31,5 x 47,25 inches)
Year: 2017

Nesta obra, o Artista Henrique Vieira Filho homenageia ao Japão, retratando esta personagem mitológica das lendas nipônicas.

Quadro_Sereia_HVF_Andrea_800x800px.jpg

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me