Artigos, Artigos Publicados, Artigos: Arte e Terapia, Eventos, Exposições, Jornal O Serrano, Livro 101 Crônicas de Serra Negra

Piano e Caipora

Neste artigo para o Jornal O SERRANO, Henrique Vieira Filho  homenageia o  Dia de Proteção às Florestas contando a mitologia da Caipora e convidando os leitores a visitarem a Exposição “Piano E Artes Plásticas” para apreciarem suas pinturas que tem como temática, lendas de variadas culturas.

Publicado resumido no Jornal O Serrano, Nº 6314, de 22/07/2022
DOI: https://doi,org/10.5281/zenodo.8174270


Em 17 de Julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, tendo o Curupira como garoto propaganda oficial, em reconhecimento aos seus bons serviços ao proteger os animais e as matas de nosso Brasil.

Ao contrário de Chico Mendes, da missionária Dorothy Stang e de mais de 300 ativistas (relatório da Human Rights Watch), o Curupira leva vantagem, já que não pode ser morto, nem mesmo a tiros.

E ele está muito bem acompanhado nesta missão, pois existe uma versão feminina, que por sinal, eu sou fã: a Caipora.

Seu nome tem origem na língua tupi: “kaa-póra” (habitante das matas), um ente fantástico que protege a natureza, em especial, os animais.

É semelhante às deusas céltica Arduinna e nórdica Freya (todas igualmente acompanhadas por um porco selvagem) e das grego-romanas Ártemis/Diana.

Enquanto suas primas europeias são pintadas pelos grandes mestres da pintura e literatura e cunhadas em moedas, a nossa Curupira é caluniada como suscetível a ser subornada com fumo!

Tem razão, Nelson Rodrigues:

Por complexo de vira-lata, entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.

Conheço bem a Caipora e posso dizer que, na verdade, seu gosto é bem mais refinado: ela gosta mesmo é de música ao piano!

Duvida? Então, pergunte diretamente, pois ela está aqui em Serra Negra, durante o Festival de Inverno, todo sábado, no Centro de Convenções:

“Piano E Artes Plásticas”, dias 23 e 30/07, das 19 às 20hs.

Por sinal, a Caipora está muito bem acompanhada por outras pinturas de minha autoria e belíssimas obras de grandes artistas da região.

A entrada é franca e todos os leitores estão convidados!

Exposição Piano e Artes Plásticas com Henrique Vieira Filho
Exposição Piano e Artes Plásticas com Henrique Vieira FilhoMaking of - Bastidores - Sessão de fotos com pintura corporal como base para a arte em tela de Henrique Vieira Filho
Making of – Bastidores – Sessão de fotos com pintura corporal como base para a arte em tela de Henrique Vieira Filho
Obra: Caipora - Goddess Of The Forests - Artista: Henrique Vieira Filho
Obra: Caipora – Goddess Of The Forests – Artista: Henrique Vieira Filho

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me