Artigos, Artigos e Notícias, Artigos Publicados, Jornal O Serrano

“Let It Be”, Uai!

Neste  divertido artigo para o Jornal O SERRANO, Henrique Vieira Filho mostra que a mesma sequência de 4 notas musicais é uma das razões em comum para o sucesso de várias músicas dos Beatles, Lady Gaga, Bob Marley e dezenas de cantores, inclusive, Michel Teló, atração neste aniversário da cidade de Serra Negra. 

Beatles e Michel Teló - Ilustração: Henrique Vieira Filho

Uma pena: não acompanho, o tanto que deveria, os talentos musicais mais recentes. 

Por isso, confesso que fiz “cara de paisagem” (“Poker Face” – Lady Gaga) quando minha esposa contou que Michel Teló será a grande atração do aniversário de Serra Negra.

A princípio, pensei em “deixar para lá” (“Let It Bee” – Beatles), mas, ela ficou triste com a minha falta de conhecimento e disse que, sendo eu o “assessor de assuntos aleatórios” serrano, é minha obrigação me informar melhor.

_ Apenas “me dê uma chance” (“Take On Me” – A-Ha), pedi eu!  E não, não chore mais, mulher (“No Woman No Cry” – Bob Marley), vou fazer “à sua maneira”, sem reclamar de estar “perdendo o meu tempo” (“À Sua Maneira” – Capital Inicial). Por isso, “guarde esta noite” (“Save Tonight” – Eagle-Eye Cherry), pois, amanhã me tornarei um especialista!

Assim que acordei, telefonei para meus amigos músicos: _Alô? Sou eu! (“Hello” – Adele) e eles me contaram muitos fatos que desconhecia.

Por exemplo, “Ai, Se Eu Te Pego”, interpretada por Teló, teve mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube (eu mal cheguei a 1 milhão com meus vídeos… tsc, tsc)!

Você sabe o que Michel Teló, Beatles, Lady Gaga e Bob Marley têm em comum?

Sucessos mundiais que podem ser tocados com a mesma e curta sequência de cifras: Dó, Sol, Lá menor e Fá!

Estas notas já bastam para acompanhar TODAS as músicas aqui citadas e mais outras dezenas de “hits” mundiais!

Dentre tantos que provaram essa teoria, recomendo o grupo cômico australiano “Axis Of Awesome”, em seu hilariante vídeo de 5 minutos em que cantam, tocam e mesclam 40 sucessos internacionais utilizando apenas as mesmas quatro notas musicais! Vale a pena assistir!

Grupo cômico australiano “Axis Of Awesome” e os sucessos mundiais com 4 acordes

Grupo Scriptease e os sucessos musicais brasileiros com 4 acordes

Claro que, por si só, aplicar esta mesma sequência de acordes não garante galgar a fama. A coreografia de Teló, de fácil aprendizado, foi apontada como um fator essencial.

E foi o futebol que deu o “pontapé” que faltava para a conquista do mundo:  o “golaço” foi marcado por nada menos que Cristiano Ronaldo, que comemorou seu gol com a “dancinha”.

E sabendo disso tudo, fico tentado: ai, se eu te pego, caro segredo do sucesso!

Mas, pensando bem: é melhor deixar para lá! ‘Let it be”

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me

Deixe um comentário