Artigos: Arte e Terapia, Exposições, Telas - Pinturas - Esculturas

O Restaurante De Da Vinci E Botticelli No Projeto Re Arte

Baixe este release em DOC
Fotos – Vernissage – para divulgação

Se alguém ainda tinha dúvida que Culinária é ARTE, lhe apresento, diretamente do ano de 1478, o Restaurante “As Três Rãs De Sandro (Botticelli) E Leonardo (Da Vinci)”.

O Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho e  a chef vegana Damodara Lila (sim, Da Vinci era vegetariano…) apresentam esta e muitas outras deliciosas histórias durante a Exposição Coletiva do Projeto Re-Arte.

O Artista Plástico e Psicanalista Henrique Vieira Filho e  a chef vegana Damodara Lila (sim, Da Vinci era vegetariano…) apresentam esta e muitas outras deliciosas histórias, ilustradas com belas telas e alta gastronomia, durante a Exposição Coletiva do Projeto Re-Arte.

O desafio consistiu em interpretar com Arte Culinária as telas de Henrique Vieira Filho, que por sua vez, interpretou o veganismo da chef em uma tela que a retrata.

Chef Damodara Lila retratada pelo Artista Plástico Henrique Vieira Filho, em releitura do estilo de Giuseppe Arcimboldo (1526) - os cabelos são cachos de uvas, os dentes são de milho, nariz de folhas, colar feito com ervilha e musculatura com talos de erva-doce. E o fundo da tela reproduz página escrita por Da Vinci com algumas de suas receitas culinárias.

Título da obra: “Go Vegan” – técnica mista – 80 x 120 cm.

A Chef Damodara Lila retratada pelo Artista Plástico Henrique Vieira Filho, em releitura do estilo de Giuseppe Arcimboldo (1526) – os cabelos são cachos de uvas, os dentes são de milho, lábios de morango, nariz de folhas, colar feito com ervilhas, musculatura com talos de erva-doce e dedos de cenouras. 

E o fundo da tela reproduz página escrita por Da Vinci com algumas de suas receitas culinárias e utensílios domésticos por ele idealizados.

A mitologia latina da “Muerte” agregada ao fascínio do calendário Maia adornam a bela figura feminina, em contraste à modernidade da cadeira em que se apoia.

Tela: Katrina Gioconda (releitura da Mona Lisa) 

Artista: Henrique Vieira Filho

A mitologia latina da “Muerte” agregada ao fascínio do calendário Maia adornam a bela figura feminina, em contraste à modernidade da cadeira em que se apoia.

A Chef Damodara Lila, por sua vez, dedicou PASTÉIS como releituras das telas de Henrique Vieira Filho que homenageiam a Cidade de São Paulo. 

Esta iguaria, tipicamente paulistana, originou-se no início do século 20, como uma “releitura” dos rolinhos-primavera chineses, sendo adotada pelos imigrantes japoneses que aderiram à receita, após a 2a Grande Guerra.

Tal qual acontece com a consagrada pizza, a clássica presença dos pastéis é indissociável com a da grande metrópole.

Title: Polimetropolis
Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 120 x 80 cm -  47,25 x 31,5 inches
Year: 2018

Tela: Polimetropolis – Artista: Henrique Vieira Filho

Arquiteturas icônicas da Cidade de São Paulo, mescladas em cores, luzes e texturas, com o Teatro Municipal, os prédios da região do Viaduto Santa Ifigênia, em contraste com a contemporaneidade da Ponte Estaiada.

Title: Megalopolitanos
Artist: Henrique Vieira Filho
Mixed media on canvas
Size: 120 x 80 cm -  47,25 x 31,5 inches
Year: 2018

Tela: Megalopolitanos – Artista: Henrique Vieira Filho 

A Cidade de São Paulo, com versões surreais do Masp, mesclado com o Monumento Às Bandeiras, tendo o Museu do Ipiranga ao fundo, em homenagem aos habitantes desta megalópolis.

 Exposição Coletiva do Projeto Re-Arte:
Artes em releitura mútua: 

Henrique Vieira Filho – Arte figurativa, gravurista

Fabiana Vieira – Escritora e Terapeuta

Melissa Zimosky – Arte abstrata

Monique Nunes – Pin Ups em aquarela

Múcio Fernandes Junior – Ator de Scarllet Anima

Érica Pinna – Cantora

Maria Goretti Silva e equipe – Moda sustentável

Damodara Lila – Alta gastronomia vegana

Artes em releitura mútua: 

Henrique Vieira Filho - Arte figurativa, gravurista
Fabiana Vieira - Escritora e Terapeuta
Melissa Zimosky - Arte abstrata
Monique Nunes - Pin Ups em aquarela
Múcio Fernandes Junior - Ator de Scarllet Anima
Érica Pinna - Cantora
Maria Goretti Silva e equipe - Moda sustentável
Damodara Lila - Alta gastronomia vegana

 Sociedade Das Artes
Alameda Santos, 211 – São Paulo – SP
RSVP: Whatsapp: +55 11 982946468

Para saber mais:

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me