Artes Visuais, Artigos e Notícias, Artigos Publicados, Artigos: Arte e Terapia, Eventos

Nossa Senhora De Brotas, Chitãozinho e Xororó E Os Milagres

A história original ocorreu em Portugal, entre os séculos 15 e 16: morreu, por acidente, a vaca de um pobre aldeão e, quando este já a estava cortando para minimizar a perda, surge a santa, orientando-o a construir uma capela para orações. Enquanto isso, a vaca ressuscitou e, em um dos seus ossos já cortados, anjos esculpiram uma estátua daquela que se tornou a “padroeira dos animais doentes”. 

Azulejos portugueses reproduzindo a história de Nossa Senhora de Brotas

Até nossos dias, é grande a peregrinação à, agora, Igreja de Nossa Senhora De Brotas. E nem precisa de dupla sertaneja para atrair!

Digo isto, pois, na versão de Serra Negra, as romarias eram causadas por Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Cascatinha e Inhana e muitos outros artistas que fizeram shows, atraindo centenas de fãs, que tinham como ponto de encontro a Capela de Nossa Senhora das Brotas e se estendia por toda a rua, com comes e bebes e muita agitação.

Recentemente, dando uma carona a Gabyh Godoy, descobri que ela mora junto à capela e me contou que tudo isso foi fruto da iniciativa de seu avô, o saudoso Hermínio Carteiro, estando o santuário, atualmente, aos cuidados de sua mãe, Fabiana Cristina.

Sem nenhuma ajuda oficial, a família fez o que pode para conservar o local, que agora está precisando de um “milagre”. Nada tão fantástico como trazer um bovino à vida, e sim, algo bem mais modesto: precisam de mão-de-obra e materiais de construção para revitalizar o local e reabrir ao público. 

E nem é preciso ser santo, nem dupla sertaneja, para colaborar: até eu estou participando, com uma pintura acrílica sobre tela da santa (a ser vendida, leiloada, rifada, enfim…). E muitos outros mais já estão doando prendas e serviços para arrecadação de fundos.

Afinal, independente de religião (ou da saudade dos shows sertanejos…), é um patrimônio histórico da cidade e merece ser preservado!

Convoco a todos os serranos a participar da ressurreição da capela!

Para ajudar, contate Gabyh Godoy – Whatsapp: https://wa.me/5519998099586

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me