ARTE E CULTURA
Editorial
Esta edição é mais do que especial para mim, pois trata da concretização de um antigo e ousado sonho: a criação de nossa Re-Arte – Residência Artística, uma das poucas existentes no Brasil e a primeira a focar no interior do Estado de São Paulo!
Localizada na cidade de Serra Negra e integrada à natureza por meio de sua estrutura de metal e vidro, é um verdadeiro paraíso e fonte de inspiração para os mais diversos perfis de artistas.
Ainda que já estivesse em atividades desde janeiro deste ano, foi oficialmente inaugurada em março, no Dia Mundial Da Água, com espetáculo de sereismo com canto e dança, exposição de artes visuais, artes têxteis, design de moda sustentável, literatura, teatro, música, mostra de cinema e contações de histórias, tudo entremeado com vivências terapêuticas, como yoga, terapia corporal e spa-terapia.
Na Residência Artística, inúmeros criativos se hospedaram, ensaiaram, ampliaram sua formação (workshops de AD – Áudio Descrição e Museologia) e até fixaram permanência.
A troca de experiências gerou novas artes, além de circular outras tantas, inclusive, em versões mais acessíveis (séries de gravuras, “prints fine art” e digitais), tanto no próprio espaço, quanto nas praças públicas e centro de convenções.
As páginas a seguir contam um pouco dessa maravilhosa jornada cultural!

Henrique Vieira Filho
MTB 0080467/SP
Jornalista Responsável

Capa: Christ – The Redeemer
Tela naif em homenagem ao artista Cid Serra Negra
Arte: Henrique Vieira Filho
Organização: Sociedade Das Artes
Homepage: www.artivismo.com.br
Contato: [email protected] / (11) 982946468
A Residência Artística
Um espaço dedicado à criatividade, à inspiração e à conexão com a natureza
Residência Artística do Circuito Das Águas Paulista – Serra Negra / SP
Sediada na bucólica estância turística de Serra Negra / SP, tem como um de seus objetivos assessorar talentos artísticos em seus processos criativos e, paralelamente, desenvolver produtos e serviços que sirvam de renda alternativa para pequenos artesãos e artistas expoentes.
A Residência Artística do Circuito das Águas é um espaço dedicado à criatividade, à inspiração e à conexão com a natureza, cursos e hospedagem para imersão em cursos, vivências terapêuticas em prol do equilíbrio e auto-aperfeiçoamento.
É um refúgio onde artistas se encontram consigo mesmos, com outros criativos e com o mundo ao redor, inspirando-se na beleza da natureza, na complexidade das relações humanas e na riqueza das tradições culturais.
A Residência Artística Do Circuito Das Águas atua como um laboratório vivo onde a diversidade cultural é celebrada e a inovação é cultivada. É um farol de esperança, iluminando caminhos para um mundo mais criativo, mais humano e mais conectado.
Em 2024, a Re-Arte – Residência Artística do Circuito Das Águas selecionou e hospedou artistas de diferentes áreas em formato de imersão e cooperação mútua, onde criaram novas obras de arte, participaram de cursos inclusivos de AD – Áudio Descrição e realizaram exibições públicas gratuitas de seus trabalhos.
A Re-Arte propõe o intercâmbio entre expressões artísticas diversas em transversalidade com a CULTURA como expressão simbólica acessível e um DIREITO de todos, propiciando, inclusive, desenvolvimento econômico via Turismo e Economia Criativa, com a geração de rendas diretas e alternativas, pois, um dos desafios de cada artista participante é elaborar versões de suas obras que possam ser reproduzidas a baixo custo e em série, de forma artesanal e/ou digital (mini posteres, gravuras, “prints”), disponibilizando o direito destas reproduções para artesãos, pequenos empreendedores e entidades assistenciais para comercializar e complementar suas rendas.
A inauguração oficial ocorreu em 22/03/2024, propositalmente coincidindo com a celebração do Dia Mundial Sem Carne e do Dia Mundial da Água.
Índice
- Editorial
- A Residência Artística
- Contexto Histórico da Re-Arte – Residência Artística
- Os Artistas Residentes
- Inauguração da Re-Arte – Residência Artística do Circuito Das Águas
- Mostra de Cinema: Dia Mundial Da Água
- Mostra de Cinema: Dia Mundial Da Água
- I Mostra de Cinema Fantástico
- Liz Marins – Mini Biografia
- 1a Sessão da Mostra de Cinema Fantástico 08 de junho – Centro de Convenções – Serra Negra / SP
- 3a Sessão (presencial) da Mostra de Cinema Fantástico 09 de junho – Centro de Convenções – Serra Negra / SP
- Cinema Para Todos: Do Canto Da Iara À Pintura do Saci
- Cinema Itinerante: Acessibilidade
- Workshops E A Residência Artística
- Circuito Literário de Serra Negra
- Clube de Leitura de Serra Negra
- Clube de Cultura Pop
- Circuito Cultural: Artes Visuais Em Serra Negra
- A Arte da Qualidade de Vida e Bem-Estar na Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista
- Catálogo Raisonné
Contexto Histórico da
Re-Arte – Residência Artística
A Sociedade Das Artes (empresa com DNA USP), fundada em 2015, organizou e participou de cerca de 80 eventos artísticos nas cidades culturalmente mais atuantes do mundo (Londres, Paris, Nova York, Miami, Roma, Barcelona, Tóquio, Porto, São Paulo, dentre muitas outras).
Com o início da pandemia, por questões de saúde e de qualidade de vida de seus integrantes, a Sociedade Das Artes mudou a sede em definitivo para a estância turística de Serra Negra / SP, focando suas atividades na região do Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro), com dedicação majoritária ao seu Ponto de Cultura (SNIIC:SP-21915 – https://mapa.cultura.gov.br/espaco/21915/#info/).
Desde então, a Sociedade Das Artes tomou ciência do sub-aproveitamento das atividades culturais desta região do interior de SP, deparando, até mesmo com a inexistência de Secretarias Municipais de Cultura em várias cidades.
Tamanha é a dedicação às causas culturais que os diretores da Sociedade Das Artes, Henrique Vieira Filho e Fabiana de Matos Vieira, investiram seus recursos pessoais para aquisição de terreno e construção imobiliária da Primeira Residência Artística do Circuito das Águas Paulista e, desta forma, amparar técnica, comunicativa e logisticamente os artistas interioranos, como também para provar aos órgãos públicos locais a viabilidade do Turismo Cultural como alternativa de renda extra aos desamparados.
Henrique Vieira Filho e Fabiana Vieira na Residência Artística
Os Artistas Residentes
Foi e continua sendo uma vivência maravilhosa a troca de experiências e aprendizados entre os artistas que vivenciaram suas Artes por meio do Projeto Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista, estimulado pelos recursos oriundos via Edital da Lei Paulo Gustavo.
Com uma previsão inicial de cinco a dez residentes, a meta foi amplamente superada, graças à multiplicidade de formas de participação e da inclusão de grupos pré-organizados, cada qual com mais de vinte integrantes, que adotaram a Residência Artística como sede,
Vários artistas optaram pela forma mais convencional, ou seja, literalmente residiram por um período, participando dos workshops, vivências criativas e criaram novas obras neste ambiente.
Outros tantos não se hospedaram, preferindo vir à Residência Artística para atividades selecionadas e voltar para suas rotinas. Houve até grupos que optaram por organizar suas artes em seus próprios espaços, apresentando-as diretamente nos eventos públicos organizados por nossos projetos culturais. Estes são os casos, por exemplos, da Cia. Talento (Serra Negra/SP) e do Coral da Orquestra Filarmônica do Balneário de Camboriú/SC, que viajou 700 km para participar do Sinfonia Das Artes, um dos inúmeros espetáculos desenvolvidos pelo projeto.
E temos o prazer de contar com os artistas que adotaram a Residência Artística para seus eventos semanais e esporádicos, como o Clube de Cultura Pop, o Clube de Leitura e Yoga Na Serra (Arte da Qualidade de Vida).
Tornou padrão nas atividades culturais Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista que,mediante as novas experiências e intercâmbios de técnicas, os artistas criem novas obras, tendo como desafio inclusivo a cultura como expressão simbólica, em sua transversalidade com o turismo regional, com outras formas de artes e o desenvolvimento econômico.
Na sequência, teremos um mural com a maior parte dos artistas participantes e várias imagens lúdicas que ilustram a incrível experiência que se vivencia via Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista.
![]() Henrique Vieira Filho | ![]() Dalila Praxedes Frazão | ![]() Mariana Giurno |
![]() Fabiana Vieira | ![]() Maria Goretti | ![]() Enayad Farias |
![]() Melissa Zimosky |
| ![]() Camila Postal |
![]() Kauã Gabriel M.Darhouni | ![]() Ane KG Gomes |
|
![]() Ivy Donato | ![]() Rita Menezes | ![]() Igor Mota Marques |
![]() Luciano Esteves | ![]() Creusa Mendes | ![]() Vania Machado |
![]() Eliete Couto | ![]() Mara Roselaine |
|
![]() Alan Uemura | ![]() Daniela Carrano | ![]() Beatriz Calemusti |
Coletivos Culturais |
![]() O Artista Henrique Vieira Filho com integrantes da Cia. Talento: Maria Luiza Giorio, Carol Invencioni e Dayana Brunhara Rezende |
![]() Clube de Leitura de Serra Negra |
![]() Clube de Cultura Pop na Residência Artística |
![]() Coral da Orquestra Filarmônica do Balneário de Camboriú |

Yoga Na Serra, com Luciano Esteves, performando junto à instalação de design sustentável de Maria Goretti e exposição de pinturas de Henrique Vieira Filho e Dalyla Praxedes Frazão
Apresentação do Coral da Orquestra Filarmônica do Balneário de Camboriú, em apresentação na praça central de Serra Negra / SP a convite da Residência Artística para o evento Sinfonia Das Artes
Inauguração da Re-Arte – Residência Artística do Circuito Das Águas
Imagem de divulgação para redes sociais
Antes mesmo de sua construção estar finalizada, a Residência Artística já estava atuante, organizando eventos, como foi o caso da exposição em homenagem ao artista serrano Cid Serra Negra, em janeiro de 2024, por ocasião de seu centenário.
A data oficial da inauguração propositadamente uniu o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial Sem Carne, honrando a arte e a natureza, demonstrando opções alimentares conscientes que promovem a saúde do planeta.
Com acesso livre e gratuito, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar as instalações da Residência Artística, Cinema Ao Ar Livre (curtas-metragens premiados), Exposição de Arte Vivenciada (formato Slow Art), bem-estar com Yoga e Bioenergética, Instalação de Moda Sustentável. Ciclo de Leituras e Contação de Histórias e Performances de Sereismo (incluindo música ao vivo), além de participar de conversas inspiradoras sobre arte, sustentabilidade e reflexões sobre como podemos contribuir para um mundo mais criativo, saudável e equilibrado.

Artes Visuais – Artista: Henrique Vieira Filho
Exposição SereiArte: Cultura Urbana e Sustentabilidade
Performance Sereística com canto da Sereia Lúthien (Camila Postal) e Ivy Donato
Instalação: A Impermanência Da Água – Moda Sustentável e Arte Têxtil junto às artes de Dalila Frazão e Henrique Vieira Filho – na foto, as artistas residentes: Fabiana Vieira e Maria Goretti
Fluidez Elemental: Vivência de Relaxamento e Bem-Estar com Yoga, com Luciano Esteves – Yoga Na Serra (ao centro), com Performance Sereística de Ivy Donato e Sereia Lúthien (Camila Postal)
Mostra de Cinema: Dia Mundial Da Água
A Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista vem apoiando, sediando e servindo de base para a realização de projetos culturais de diversos artistas residentes, tanto é que sua inauguração inclui a mostra de cinema ao ar livre, que é parte integrante do Projeto Revitalização do Cinema Itinerante da Sociedade Das Artes.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Mostra de Cinema: Dia Mundial Da Água
Curtas metragens premiados, selecionados para a Mostra:
Aquametragem, de Marina Lobo, foi o vencedor do festival “ODSs em Ação 2019”, competição da ONU para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na categoria “Protegendo o nosso planeta”
Compositores: Andressa Lé e Nan Marconato
Letristas: Andressa Lé e Nan Marconato
Produtor: Caio Balestra
I Mostra de Cinema Fantástico

O audiovisual continuou a contar com a estrutura e apoio da Residência Artística, que hospedou a cineasta, atriz e escritora, Liz Marins e equipe para a realização do workshop/palestra descontraída sobre sua carreira, cinema fantástico e vampiros!
Liz Marins – Mini Biografia
Liz Marins é cineasta, atriz, apresentadora de TV e escritora, criadora e intérprete da personagem Liz Vamp.Sua personagem é uma vampira multimídia que estreou oficialmente para o mundo em 2001.Desde sua estréia, a personagem ficcional Liz Vamp, que é uma vampira mutante, filha de uma vampira inglesa com o cultuado personagem brasileiro Zé do Caixão, já foi materializada em histórias em quadrinhos, contos, teatro, TV e cinema.Liz Marins trabalha na área artística desde criança. Ela é filha de dois importantes artistas brasileiros. A já falecida atriz e produtora teatral Maria Prado e o cineasta, ícone do cinema brasileiro de terror, José Mojica Marins, criador e intérprete do cultuado Zé do Caixão.Os dois personagens têm relação consangüínea, entretanto, possuem sagas completamente distintas, condizentes com as inspirações e gostos pessoais dos criadores. E as carreiras dos cineastas são totalmente independentes.Liz Marins produziu e dirigiu diversos curtas metragens. A maioria deles possui alguma fatalidade ou elemento do universo fantástico no contexto. Suas obras foram exibidas em vários dos importantes festivais brasileiros e internacionais. Recebeu diversas menções honrosas pela sua importante contribuição às produções do gênero fantástico.Apesar de Liz ter uma carreira bem rica e eclética, que passa por vários tipos de manifestações artísticas, foi a personagem “Liz Vamp” e o misterioso universo vampírico, que a inspirou a criar uma “Data” e “Campanha Exótica”, que repercutiu fortemente além das fronteiras nacionais. |
1a Sessão da Mostra de Cinema Fantástico
08 de junho – Centro de Convenções – Serra Negra / SP
10:30 -12:00
- Reportagem do New York Times sobre Cinema de Terror:
Coffin Joe Lives On (https://youtu.be/GdMCNmc9p_8)
- Longa Metragem: Drácula (1931)
![]() | Direção: Tod BrowningElenco: Bela Lugosi, Helen Chandler, David MannersTítulo original: Dracula |
2a Sessão da Mostra de Cinema Fantástico
08 de junho – Centro de Convenções – Serra Negra / SP
14:00 – 16:00 – Curtas Metragens e Palestra com a Cineasta e Atriz Liz Marins (Liz Vamp) – um bate-papo descontraído sobre sua carreira, cinema fantástico e vampiros!
![]() |
|
Acesse: https://archive.org/embed/curtas-workshop-cineasta-Liz_Marins&playlist=1 |
3a Sessão (presencial) da Mostra de Cinema Fantástico
09 de junho – Centro de Convenções – Serra Negra / SP
10:30 -12:00 – Longa Metragem: A Casa dos Maus Espíritos (1959)
Domingo à Tarde: A Vampira Liz Vamp conquistou Serra Negra!
![]() | ![]() |


Wilson Pailo participando da performance de Liz Marins, em sua personagem Liz Vamp (Fontana Di Trevi – Serra Negra / SP)
Cinema Para Todos: Do Canto Da Iara À Pintura do Saci

No Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em seu continuado apoio aos artistas, a Re-Arte – Residência Artística sediou o Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, evento que une cinema, artes visuais e literatura, com o objetivo de preservar e valorizar a nossa história e o patrimônio cultura da cidade de Serra Negra e região.
O evento foi realizado com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo e reúne quatro projetos:
- Circuito Literário de Serra Negra
- Circuito Cultural; Artes Visuais Em Serra Negra
- Documentário: Iara – Guardiã de Nossas Águas
Documentário: Cid Serra Negra – 100 Anos do Artista Que Levou O Saci Para A Igreja.
A programação incluiu:
- Exibição de curtas-metragens:
- Iara – Guardiã de Nossas Águas: Uma jornada poética em defesa da natureza, com sereias, dança e depoimentos de especialistas.
- Cid Serra Negra – 100 Anos do Artista Que Levou o Saci para a Igreja: Uma homenagem ao grande pintor naif, com imagens, músicas e animações que contam sua história.
- Exposição de artes plásticas: “Pintando o Cinema: Uma Jornada Visual”
- Contação de histórias: Selecionadas do livro “101 Crônicas de Serra Negra”
- Debate informal: Sobre os temas abordados nos curtas-metragens
O evento teve o cuidado de ser inclusivo e acessível:
- Acessibilidade: Assentos preferenciais para a 3ª idade
- Equidade: Sessões com audiodescrição, Libras e legendas descritivas
Dirigido por Henrique Vieira Filho, de forma lúdica e poética, este curta-metragem (23 minutos) defende a natureza, entremeando depoimentos de especialistas com um espetáculo de sereismo, onde a Sereia Lúthien canta e a Companhia de Dança Talento executa coreografias.
Produzido por Fabiana Vieira e dirigido por Henrique Vieira Filho, este curta-metragem (18 minutos) conta, de forma poética, com muitas imagens, músicas e animações computadorizadas, a trajetória do grande pintor naif, Cid de Abreu, mais conhecido como Cid Serra Negra.
Exibição do documentário curta-metragem “Cid Serra Negra – 100 Anos do Artista Que Levou o Saci para a Igreja”
Exibição do documentário curta-metragem “Iara – Guardiã de Nossas Águas”
![]() | ![]() |
Posteriormente, transmitiu-se a versão ao vivo, via internet, das sessões do Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci |
Em paralelo à exibição dos curtas-metragens, seguidos de um debate informal sobre os temas, ocorreu a exposição de artes plásticas “Pintando o Cinema: Uma Jornada Visual” e a Contação de Histórias selecionadas do livro “101 Crônicas de Serra Negra”.
O escritor Henrique Vieira Filho em plena contação de histórias selecionadas do livro “101 Crônicas de Serra Negra“, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, na Residência Artística
Exposição “Pintando o Cinema: Uma Jornada Visual”, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, na Residência Artística
Canto: Simone Santos /Dança: Creusa Mendes – Performance inspirada nas músicas temáticas do curta-metragem “Iara – Guardiã de Nossas Águas”, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, na Residência Artística
Cinema Itinerante: Acessibilidade
A Sociedade Das Artes realiza um leque diversificado de atividades culturais, dentre elas, o Cinema Itinerante.
Com o advento da Re-Arte – Residência Artística, nela instalou sua segunda sala de cinema, com capacidade de até 30 lugares.
E, com recursos da Lei Paulo Gustavo, a Revitalização do Cinema Itinerante da Sociedade Das Artes aperfeiçoou sua outra sala, que fica em sua sede (vizinha à Residência Artística), aplicando melhorias na acessibilidade, com piso tátil, rampa, assento sanitário elevado, barras de apoio, torneira acessível, iluminação automatizada e alarme de emergência, facilitando a visitação ao público PCD – Pessoa Com Deficiência e 3a Idade.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Workshops E A Residência Artística
Graças aos recursos provenientes dos Editais da Lei Paulo Gustavo, foram disponibilizados, de forma totalmente gratuita, várias atividades educacionais voltadas para a Cultura.
Projeto Re-Arte – Residência Artística do Circuito Das Águas
A Re-Arte – Residência Artística do Circuito Das Águas disponibilizou, gratuitamente, durante 3 meses seguidos, aos artistas participantes de nossa Residência Artística e a quem mais desejasse se inscrever (modalidade EAD), mentoria e formação envolvendo o aprendizado de novas tecnologias, a elaboração de teses, artigos e novas pesquisas acadêmicas em artes visuais, bem como a capacitação em técnicas museológicas de catalogação e preservação de acervos.
- Workshop “Arte e Tecnologia” (48hs/aula), abordando IA – Inteligência Artificial, AD – Áudio Descrição, arte em rede, arte robótica,arte com videogames, hipermídia, net art, arte telemática, comunidades virtuais e ativismo artístico, ambientes imersivos, ambientes interativos, arte computacional, arte digital, web-art, art wireless, arte cibernética, dentre outros temas.

Programa de Mentoria – Certificação Saber Museu (140hs/aula), da Escola Nacional de Administração Pública – Enap – em RELEVÂNCIA CULTURAL com os PLANOS SETORIAIS – ARTES VISUAIS, item 1.4.4: Formar equipes técnicas habilitadas para atuarem em instituições museológicas, o Projeto Artivismo, prestará mentoria e acesso digital a todos os interessados em obter a Certificação Saber Museu que inclui os módulos: Acessibilidade em Museus, Conservação Preventiva para Acervos Museológicos, Documentação de Acervo Museológico, Inventário Participativo, Para Fazer uma Exposição.

- Programa De Mentoria Profissional E Curricular Em Artes Visuais (240hs) – que inclui os tópicos: Elaborando seu Currículo Lattes e ORCID, Escrevendo Artigos e Proposituras de Palestras dentro dos padrões ABNT e similares, Propondo Artigos e Palestras para periódicos científicos/acadêmicos e congressos com ISSN, Publicação de livros com ISBN. Obtendo registro DOI para reconhecimento e registro de seus trabalhos.

Projetos:
Cid Serra Negra: 100 Anos Do Artista Que Levou O Saci Para A Igreja
Iara – Guardiã de Nossas Águas
Os workshops propiciaram o aprendizado sobre acessibilidade foi aplicado na receptividade especializada para o público PCD durante exibição pública, como também na edição dos curtas-metragens com a inclusão de AD – Áudio Descrição nos Documentários “Cid Serra Negra: 100 Anos Do Artista Que Levou O Saci Para A Igreja” e “Iara – Guardiã de Nossas Águas”.
Extrapolando a proposta em prol da acessibilidade, os curta-metragens também foram produzidos em versões com Legenda Descritiva e Libras – Linguagem de Sinais.
![]() | Workshop GRATUITO de capacitação para mediadores de sessões de exibição acessível e inclusiva com AD – Áudio Descrição, habilitando educadores, monitores e voluntários para realizar esta função junto a grupos com deficiência de visão. |
Workshop GRATUITO para desenvolvimento de AD – Áudio Descrição, voltados para educadores e voluntários |
Resultados práticos do Workshop GRATUITO para desenvolvimento de AD – Áudio Descrição, voltados para educadores e voluntários | |
| ![]() |
![]() https://www.youtube.com/watch?v=DbjX6X5rM8E&list=PLO-YC7Wk1TNQ2Eisp68BeIz22sfgaGIzN | ![]() Versão com AD – Audiodescrição |
![]() Versão com Legenda Descritiva e Libras – Linguagem de Sinais | ![]() |
![]() | ![]() Versão com Legenda Descritiva e Libras – Linguagem de Sinais |
Os links seguintes são das versões convencionais, legendadas:
![]() “Cid Serra Negra: 100 Anos Do Artista Que Levou O Saci Para A Igreja” | ![]() |
![]() https://youtu.be/0qMM9DkGhWM?si=GnQm8HWY-kBqx4YE | ![]() “Iara – Guardiã de Nossas Águas” |
Workshop “Gravando Websérie Com Baixo Orçamento”
Ministrado por Alan Uemura, da Produtora CultMente, este workshop é parte integrante do Projeto “Só Acredito Vendo”, uma obra audiovisual que trata da terceira idade e o alto nível de atividades e realizações de personalidades “idosas” da região do Circuito das Águas Paulista.
Algumas de suas cenas foram filmadas na Residência Artística, que também foi onde se realizou o workshop e uma das etapas da proposta Descentralize, cuja ideia central do Descentralize é sair do eixo das grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro e trazer o audiovisual do Interior.
Os participantes foram convidados a trazer trailers, apresentações de seus projetos (slides) e até mesmo um curta para mostrarem durante o encontro
Circuito Literário de Serra Negra
A Re-Arte – Residência Artística, tanto foi sede de eventos, quanto base para a realização do Projeto Circuito Literário de Serra Negra, que, dentre outras contrapartidas, realizou:
Quatro Ciclos de leitura e contação de histórias:
Os eventos incluíram contação de histórias e trechos comentados das obras literárias de escritores serranos narradas pelos próprios autores:
|
Em destaque, o pré-lançamento do livro “101 Crônicas de Serra Negra”, de Henrique Vieira Filho, com uma seleção de artigos de sua coluna no Jornal O Serrano. A versão e-book pode ser lida gratuitamente no site do autor: https://circuitoliterario.com.br/101-cronicas-de-serra-negra/
Por sua vez, a escritora serrana Fabiana Vieira brindou o público com trechos do livro “Ciranda Da Menina Lua”, voltado para a relação entre mães e filhas que dialogam nos delicados períodos de transição da puberdade e adolescência. A versão e-book pode ser liga gratuitamente em https://circuitoliterario.com.br/ciranda-da-menina-lua/.
A autora Dalila Praxedes Frazão apresentou seu livro “As (Des)Lembranças do Senhor Nakal” em que o protagonista conta as mais fantásticas histórias que afirma ter vivido.
Autoridades da cidade de Serra Negra receberam exemplares autografados do livro “101 Crônicas de Serra Negra”, de Henrique Vieira Filho | |
![]() O Autor, Henrique Vieira Filho, entregando exemplares para a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Deborah Chedid e para o Prefeito Elmir Chedid | |
![]() Presidente da Câmara, Vereador Waguinho Del Buono | ![]() Vereadora Anna Beatriz Scachetti |
|
O escritor Henrique Vieira Filho no encerramento espetáculo “Iara – Guardiã de Nossas Águas” cuja abertura incluiu contação de histórias selecionadas do livro “101 Crônicas de Serra Negra“.



Durante o Slow Art Day, a contação de histórias, cada qual de seu livro: Henrique Vieira Filho, Fabiana Vieira e Dalila Praxedes Frazão.
O escritor Henrique Vieira Filho em plena contação de histórias selecionadas do livro “101 Crônicas de Serra Negra“. Acima, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci.
Abaixo, contando “causos” na Inauguração da Residência Artística

Livro “101 Crônicas de Serra Negra”, de Henrique Vieira Filho
![]() Capa do Livro ![]() | Sinopse:Em sua coluna semanal no Jornal O Serrano, Henrique Vieira Filho aborda os mais variados temas, em especial, curiosidades históricas, eventos culturais e até divertidos “causos”.Sua formação em sociologia e psicanálise, bem como sua atuação como artista visual e jornalista nos traz uma perspectiva única e vasta, a tal ponto que o autor ironiza ser um “especialista em assuntos aleatórios”.Este Volume I do livro nos traz as mais destacadas crônicas, selecionadas dentre os cento e um de seus primeiros artigos impressos.Todas de breve leitura, que certamente nos fazem sorrir, refletir e continuar a ler até completar o livro, já desejando o lançamento das próximas cem novas matérias. |
Livro “Ciranda Da Menina Lua”, de Fabiana Vieira
![]() Capa do Livro ![]() | Sinopse:Por ocasião da transição da puberdade e adolescência de sua filha, a autora escreveu um livro capaz de facilitar o diálogo sobre as transformações físicas e emocionais destes períodos tão delicados e importantes na vida de toda mulher. ![]() Fabiana Vieira |
Livro “As (Des)Lembranças do Senhor Nakal, de Dalila Praxedes Frazao
![]() Capa do Livro | Sinopse:Ao estilo da obra “Peixe Grande”, o protagonista Senhor Nakal brinda o leitor com as mais fantásticas aventuras que ele afirma ter vivido. ![]() Dalila Praxedes Frazão |
Clube de Leitura de Serra Negra
A Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista, em sua proposta de ser um ponto de união das propostas Culturais da região, tornou-se a mais nova sede física dos encontros do Clube de Leitura de Serra Negra, o qual, além de estimular a leitura, também promovem atividades artísticas tendo como elo ponto de partida o livro da vez.
Este foi o caso do encontro para as aulas de pintura Sumi-e, inspiradas pela leitura de O Jardim Japonês, da autora Ana Suzuki e pela Exposição Slow Art de obras de Henrique Vieira Filho, com temática oriental.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Clube de Cultura Pop
O Clube de Cultura Pop é uma oficina cultural voltada ao público nerd, geek, otaku e outros.
Os encontros presenciais ocorrem em Serra Negra-SP, na Re-Arte Residência Artística do Circuito das Águas Paulista, toda segunda-feira a partir das 19h, com a realização de debates de animes, livros, filmes e seriados, promoção de jogos de tabuleiro, TCG, jogos de RPG, oficinas de desenho, de escrita e eventos especiais, como as edições do Maid Cafe.
Performance e instalação “Maid Cafe” realizada pelos integrantes do Clube de Cultura Pop, junto à exposição de pinturas orientais de Henrique Vieira Filho na Residência Artística
![]()
|
![]()
|

Reuniões semanais do Clube de Cultura Pop na Residência Artística
Circuito Cultural: Artes Visuais Em Serra Negra
Com recursos do Edital da Lei Paulo Gustavo, o Projeto Circuito Cultural: Artes Visuais Em Serra Negra foi mais um que contou com a Re-Arte – Residência Artística, tanto sediando os eventos, quanto servindo de base de produção.
Estiveram em exposições, artes visuais de diferentes estilos apreciadas com o coração, “sem pressa” (Slow Art) e com interação com os artistas: pinturas, gravuras, desenhos, fotografia, performances musicais e de movimento, instalações, artes digitais, videoartes, artes têxteis e artesanatos.
![]() Performance sereística de Simone Santos | ![]() Performance de Dança Urbana de Ane KG Gomes em interação com a exposição de pinturas de Henrique Vieira Filho |
| ![]() Performance de Monólogo Teatral de Kauã Gabriel M.Darhouniem interação com a exposição de artes de Henrique Vieira Filho |
Henrique Vieira Filho na abertura do evento ”Slow Art 2024”
Artes Visuais – Artista: Henrique Vieira Filho
Exposição SereiArte: Cultura Urbana e Sustentabilidade
Performance Sereística com canto da Sereia Lúthien (Camila Postal) e Ivy Donato (acima) e Beatriz Lira e Henrique Vieira Filho e Fabiana Vieira (abaixo)
![]() |
![]() |
Instalação: A Impermanência Da Água – Moda Sustentável e Arte Têxtil junto às artes de Dalila Frazão e Henrique Vieira Filho – na foto, as artistas residentes: Fabiana Vieira e Maria Goretti
Wilson Pailo participando da performance de Liz Marins, em sua personagem Liz Vamp (Fontana Di Trevi – Serra Negra / SP)
Performance Sereística de Ivy Donato, Sereia Lúthien (Camila Postal) e Luciano Esteves – Yoga Na Serra (ao centro)

O artista Henrique Vieira Filho participando da performance de Liz Marins, em sua personagem Liz Vamp (Centro de Convenções – Serra Negra / SP)
Exposição “A Fascinação do Medo: Uma Jornada Visual e Cinematográfica”
Em paralelo à Mostra de Cinema Fantástico, os artistas residentes realizaram a Exposição “A Fascinação do Medo: Uma Jornada Visual e Cinematográfica” com obras retratando personagens de variadas mitologias que já foram temas de incontáveis filmes.
À esquerda, homenagem aos icônicos Liz Vamp e Zé do Caixão, de autoria de Henrique Vieira Filho e,à direita, o universo vampírico nas artes de Enayde Farias
Obras de Henrique Vieira Filho e Melissa Zimosky
Exposição “Pintando o Cinema: Uma Jornada Visual”, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, na Residência Artística
Canto: Simone Santos /Dança: Creusa Mendes – Performance inspirada nas músicas temáticas do curta-metragem “Iara – Guardiã de Nossas Águas”, durante o evento Cinema Para Todos: Do Canto da Iara à Pintura do Saci, na Residência Artística

Performances Sereísticas da Sereia Lúthien (Camila Postal, ao Centro), Maria Luiza Giorio (à direita) Carol Invencioni (à esquerda) e Dayana Brunhara Rezende (ao centro) para o Espetáculo Audiovisual “Iara – Guardiã de Nossas Águas”, junto à exposição de pinturas de Henrique Vieira Filho, Dalyla Praxedes Frazão e Mariana Giurno

Yoga Na Serra, com Luciano Esteves, performando junto à instalação de design sustentável de Maria Goretti e exposição de pinturas de Henrique Vieira Filho e Dalyla Praxedes Frazão
![]() | ![]() |
Oficina de pintura Sumi-e, inspirada pela leitura de O Jardim Japonês, da autora Ana Suzuki e pela Exposição Slow Art de obras de Henrique Vieira Filho, com temática oriental.
Performance e instalação “Maid Cafe” realizada pelos integrantes do Clube de Cultura Pop, junto à exposição de pinturas orientais de Henrique Vieira Filho na Residência Artística
![]() |
![]() |
A Arte da Qualidade de Vida e Bem-Estar na
Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista
A Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista não é apenas um lugar para relaxar, e sim, renascer!

Cada atividade é pensada para harmonizar os ritmos do corpo, os anseios da mente e a essência do espírito, em um ambiente acolhedor, cercado pela natureza e pelo toque artístico que inspira e transforma.
Trata-se de um convite à imersão em um universo de bem-estar e autoconhecimento, onde corpo, mente e espírito se harmonizam em perfeita sintonia.
Localizada em um dos mais belos cenários naturais do Brasil, a Re-Arte oferece um ambiente propício para a regeneração e o florescimento da criatividade.

Através de uma variedade de atividades terapêuticas e artísticas, o programa busca despertar o potencial de cada indivíduo, promovendo o equilíbrio, a transformação e a reconexão consigo mesmo e com a natureza.
Uma jornada holística para o bem-estar
As práticas oferecidas pela Re-Arte abrangem diversas modalidades, visando atender às necessidades individuais de cada participante. Entre elas, destacam-se:
Yoga: Através de posturas, respirações e meditação, proporciona flexibilidade física, acalma a mente e equilibra as energias.

Técnicas terapêuticas: Massagens, shiatsu, escalda-pés, reflexologia e acupuntura (sem agulhas) estimulam a harmonia, relaxam os músculos, aliviam o estresse e promovem a sensação de bem-estar.
![]() | |
![]() | ![]() |
Hidroshiatsu: flutuações guiadas, movimentos e toques relaxantes em águas quentes com hidromassagem, aquecimento e cromoterapia proporcionam uma experiência sensorial única, revitalizando corpo e mente.

Criatividade e Bem-Estar pela Arte
A Arte é vista como uma poderosa ferramenta de equilíbrio e autodescoberta. Entre as atividades, destacam-se:
Fotopsicoterapia, que utiliza a fotografia como meio de expressão e imaginação ativa, revelando novos caminhos para lidar com emoções e pensamentos.
Arteterapia, em que as artes plásticas ajudam a canalizar a criatividade, aliviar o estresse e transformar bloqueios emocionais em obras repletas de significado.
Desenvolvimento pessoal: Palestras, cursos e vivências voltadas para o autoconhecimento e harmonização energética complementam a jornada, proporcionando ferramentas para uma vida mais equilibrada e significativa.
Reservas
O ambiente da Residência Artística foi projetado de modo a proporcionar uma deslumbrante vista panorâmica das montanhas e da reserva ambiental ao lado.
Sua localização é privilegiada, em rua tranquila, situada apenas 1200 metros da praça central da cidade de Serra Negra / SP.
Cada atividade pode ser realizada individualmente, com agendamento e valores a serem combinados diretamente com cada profissional.
Já para os que buscam incluir a hospedagem, devem antes contatar a Residência Artística via Whatsapp – https://wa.me/5511982946468 ou e-mail: [email protected]r
Com três suítes com vista, amplas salas integradas de estar, jantar e temática, em conceito aberto unindo à cozinha, varanda e spa para até 6 pessoas (com hidromassagem, aquecimento e cromoterapia), conta ainda com área externa gourmet para convivência, uma singela cascata, lareira de chão e jardim aromático.
Os candidatos a artistas residentes podem inscrever-se à Residência Artística de duas formas: subsidiados por editais culturais (Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, Proac e similares) ou auto-custeando sua permanência, com valores acessíveis.
Catálogo Raisonné
Esta Edição da Revista Artivismo estreia a seção Catálogo Raisonné, começando com duas queridas artistas que participaram da Re-Arte – Residência Artística do Circuito das Águas Paulista.
Um Catálogo Raisonné (ou Catálogo Racional) é, em poucas palavras, um inventário completo e detalhado das obras conhecidas de um artista. É como um “RG” de cada pintura, escultura, desenho ou qualquer outra criação artística, fornecendo informações sobre cada obra.
É um documento fundamental para a preservação, estudo e valorização da obra de um artista. Ele garante a autenticidade das obras, facilita a pesquisa e contribui para a construção de um legado duradouro.
Por que ele é importante?
Autenticidade: Com a crescente valorização do mercado de arte, a questão da autenticidade de uma obra se torna crucial. O Catálogo Raisonné serve como um documento oficial, ajudando a identificar obras genuínas e a combater as falsificações.
Preservação do legado: Ao reunir todas as informações sobre a produção artística de um indivíduo, o catálogo garante que sua obra seja preservada e estudada por futuras gerações.
Pesquisa e estudo: Para pesquisadores, historiadores de arte e críticos, o catálogo é uma ferramenta indispensável para aprofundar o conhecimento sobre a vida e a obra de um artista.
Valorização do mercado: Um catálogo bem elaborado contribui para aumentar o valor de mercado das obras de um artista, pois oferece um atestado de autenticidade e relevância histórica.
Raisonné – Dalila Praxedes Frazão

Dalila Praxedes Frazão na Exposição Slow Art Day Brazil 2024.
Henrique Vieira Filho e Dalila Praxedes Frazão
“Seu rosto será canalizado diante do caos gerado Radiante correrá sua energia potente nas veias daquele que se colocou em seu apogeu de proteção A antiga ficará escondidaSerá a guardiã da canção proibida Um dia seu canto será ouvido pelos guerreiros da terraE a criança pequena virá através dela” | Olga – A dama da névoa “Teu nome será chamado em dia de festaDuas criaturas serão vistas ao longe Diante da mata fechada água cairá Do lado direito virá uma eraO lado esquerdo trará a névoa Olga surgirá E tudo o que antes fora mortoviverá.” | “Ela sairá do paraíso através do ciclo escondido Sua forma mudará e trará vida em outro sentido O portal de espinho trará o segredo da dor de um mundoÁli transmutará e enfim dará seu mergulho mais profundo No crepúsculo da mata a flecha certeira se manterá distanteAo soar do canto de um pássaro Áli seguirá rumo ao horizonte longe “. |
Trixy – A dama vermelha “Trixy virá de dimensão desconhecidaSua energia trará a tona adormecidas feridasCuras se mostrarão através de seus olhos inocentesO pássaro do futuro trará um aviso para o sofrimento presente”. | Viviana – A Dama do Tempo“Venho nessa hora pra dar um avisoA vida não esperará seu movimento no vazioCure sua alma e vá em busca da vidaViviana mostra o tempo que não pára diante de uma caída” | |
Gelza – A dama da terra“Haverá o início da causa latenteSua voz será ouvida em adorno estridente Entranhas em raízes serão demandas E através de seu peitoA discordância será dizimada.” | ||
“O mundo não aceitará sua forma verdadeira Mudanças ocorrerão ao oposto da ladeiraEla sairá da porta trancadaOferecerá a chave a quem escolher sua brigadaSua luta não será de arma em punho Seus soldados curarão internos mundosVichaya não virá a toaTrará consigo a boa nova que não será aceita como boa”. | Cristal – A dama draconiana “Uma batalha árdua mostrará sua essência que antes habitava em vale escondidoSua força surgirá no ciclo de um solstício Ela arderá em chamas e expulsará seus demônios Cristal trará mudançasE acordará o exercício dos anjos” |
Raisonné – Enayde Farias
Enayde Farias e Henrique Vieira Filho