Artes Visuais, Eventos, Exposições, Vernissages

Exposição Asas Dos Desejos

“Exposição Asas Dos Desejos”
Artista: Henrique Vieira Filho
Beco Das Artes
(Espaço Cultural Menino Jesus)
Dias 10 e 11/06

Rua Cel Pedro Penteado, 106 – Serra Negra/SP
Entrada Franca
Whatsapp:
+5511982946468

Clique para download deste release em DOCX
Como parte do Festival de Inverno de Serra Negra, o Beco Das Artes é retomado pelos artistas, que se revezam na ocupação do espaço, localizado na principal rua da cidade.

Dias 10 e 11 de julho (sábado e domingo), das 10 às 17h, o artista plástico e psicanalista Henrique Vieira Filho apresenta suas famosas pinturas com figuras mitológicas aladas, além de esculturas-origamis, em homenagem aos 115 Anos Da Imigração Japonesa.

Estas obras estiveram em exposição no Museu de Turim e em galerias de New York, Miami, Londres e Paris e agora, descansam de seus voos em Serra Negra.

Em busca da democratização do acesso às artes, “Asas Dos Desejos” apresenta interações totalmente gratuitas: além da visitação em si, serão disponibilizadas asas para os visitantes trajarem e tirarem suas “selfies”, além de poderem fazer seus desejos, pois, reza a lenda que, com Mil Origamis de Tsurus (origamis são artes feitas com dobraduras de papel e tsuru é uma ave semelhante à garça), você pode realizar um pedido aos céus!

Mesmo para quem deseje exercer o turismo de compras, a oportunidade é imperdível, pois várias das obras consagradas estarão com valores simbólicos, devido às marcas de transporte de avião.
Para quem busca apenas levar lembranças mais simples, contarão com gravuras em escala reduzida das obras, além de pôsteres e quadros decorativos e mais uma grande novidade: artes em macramê, tudo produzido em Serra Negra.

Tela: 1000 Tsurus
Artista: Henrique Vieira Filho

Exatos mil tsurus ornamentam o empoderamento feminino oriental, homenageando a clássica pose da “Estátua Da Paz”, de Nagasaki, meditando e zelando pela paz.


A História Que Inspirou O Artista

Aquele que dobrar mil tsurus terá seu desejo atendido e esta lenda deu esperanças à pequena Sadako Sasaki, vítima tardia dos efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Hospitalizada, a menina dedicou-se aos origamis, desejando a paz e o restabelecimento de todas as vítimas. 

Ainda que tenha falecido antes de completar a empreitada, sua história inspirou o país e o mundo, revitalizando a tradição dos Mil Tsurus.

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, sendo depositados junto ao “Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki tendo um grande tsuru dourado em suas mãos.

Tela: I Wish
Artista: Henrique Vieira Filho

Eis que o pedido chega ao rei dos Tsurus, em uma idílica cena onde a esperança encontra o desejo.

Este pássaro semelhante à cegonha é protagonista de inúmeras lendas no Oriente, tendo poderes mágicos capazes de realizar desejos e transformar a vida das pessoas.

Existe uma tradição japonesa onde, para ter um desejo de saúde e paz atendido, a pessoa deve fazer 1000 origamis (dobraduras de papel) de tsurus.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Andreia Saito – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Tela: Wings Of Wishes
Artista: Henrique Vieira Filho

O Universo pede mil tsurus origamis em troca de cada desejo, que nesta obra, voa pelos céus transbordando paz e esperança.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Andreia Saito – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Tela: Mermaid Ningyo
Artista: Henrique Vieira Filho

O folclore japonês, com suas lendas sobre figuras aquáticas mágicas, capazes de propiciar imortalidade, foi a base da criação de mais esta magnífica sereia de traços orientais. 

As lendas contam que marinheiros buscam capturar e devorar a Ningyo para obter imortalidade e poderes mágicos; contudo, ela costuma escapar e provocar tsunamis, como vingança.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Andréa Kumamoto – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Tela: Sadako
Artista: Henrique Vieira Filho

Esta obra homenageia o espírito da pequena Sadako Sasaki, que buscou a paz nas asas de mil origamis tsurus e que aqui se encontra sob chuva de flores de laranjeira, elevada ao Monte Fuji, em pose que remete ao icônico “Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), em Hiroshima.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Alanys – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Tela: Wings of Peace
Artista: Henrique Vieira Filho

Esta obra honra os desejos da pequena Sadako:

_ “Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

_ “Este é o nosso Grito. Esta é a nossa oração: Paz no Mundo”.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Alanys – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Tela: Tsuru Constellation
Artista: Henrique Vieira Filho

Mil tsurus, um desejo…

Cada desejo, uma nova estrela nesta Constelação.

Making of – Processo criativo para a pintura.
Modelo: Andrea Sato – Fotografia e artes: Henrique Vieira Filho

Esculturas Origamis

Esculturas estilizadas como origamis.

Apresentam texturas e cores inspiradas nas já consagradas telas de Henrique Vieira Filho.

Em tamanhos variando de 20 cm a 80 cm, são confeccionadas em tecidos de tela de algodão, moldadas à mão e enrijecidas com resina.

Dotadas de relativa flexibilidade, as esculturas possibilitam a intervenção por parte de quem as adquire, tornando-se o proprietário co-criador da Arte.

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me