Artigos, Artigos e Notícias, Artigos Publicados, Jornal O Serrano, Livro 101 Crônicas de Serra Negra

Pré Lancamento do Livro “101 Crônicas De Serra Negra”

Capa do Livro 101 Crônicas De Serra Negra

Clique e acesse a versão e-book / online

Sinopse

Em sua coluna semanal no Jornal O Serrano, Henrique Vieira Filho aborda os mais variados temas, em especial, curiosidades históricas, eventos culturais e até divertidos “causos”.

Sua formação em sociologia e psicanálise, bem como sua atuação como artista visual e jornalista nos traz uma perspectiva única e vasta, a tal ponto que o autor ironiza ser um “especialista em assuntos aleatórios”.

Este Volume I do livro nos traz as mais destacadas crônicas, selecionadas dentre os cento e um de seus primeiros artigos impressos.

Todas de breve leitura, que certamente nos fazem sorrir, refletir e continuar a ler até completar o livro, já desejando o lançamento das próximas cem novas matérias. 

Introdução

Tem sido uma honra colaborar com o Jornal O Serrano, uma das raras mídias a conseguir manter a tradição das edições impressas.

Nada contra as versões digitais. pelo contrário: aqui, em cada capítulo, há um QR Code de acesso à contrapartida online, que acrescenta ilustrações coloridas, vídeos e leitura por áudio, em respeito às premissas de acessibilidade que norteiam os editais da Lei Paulo Gustavo, que propiciou esta edição, como contrapartida do Projeto “Circuito Literário de Serra Negra”.

Ainda que o título “marketeie” cento e uma crônicas, se todas fossem incluídas de uma só vez, inviabilizaria a impressão. 

A solução adotada foi subdividir em volumes, cada qual brindando o leitor com uma coletânea selecionada, preferencialmente, pela ordem cronológica do jornal.

Como autor mais acostumado a escrever livros de caráter técnico sobre Terapia e Arte, tem sido prazerosa e desafiadora a oportunidade de exercitar textos com nuances bem humoradas e recheados de curiosidades.

Sendo fã de efemérides, mitologia e etimologia, procuro, sempre que possível, incluir fatos históricos e lendários relacionados ao tema da semana.

Também fiz questão de abordar os eventos artísticos de nossa região, destacando sua importância social e econômica, especialmente em relação ao turismo, setor este tão relevante ao Circuito das Águas Paulista.

Enfim, eis aqui, uma sequência de crônicas com atualidades, “causos” reais, ficção e curiosos assuntos aleatórios!

Desejo a todos uma divertida e agradável leitura!

Henrique Vieira Filho 

101 Crônicas De Serra Negra
Henrique Vieira Filho

1ª edição – Volume I – 2024
© Sociedade Das Artes

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Ficha Catalográfica
V658c Vieira Filho, Henrique
101 Crônicas De Serra Negra / Volume I / Henrique Vieira Filho: Sociedade Das Artes, 2024,120 p;
ISBN: 978-65-00-99029-4
1.Crônica 2.Literatura 3.Jornalismo 4.História. 5 Efemérides
I. Título. II. Autor.
  CDD: B869.8
CDU: 83.81

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me