Artes Visuais, Artigos, Artigos: Arte e Terapia, Jornal O Serrano

A Criança Nasceu Antes Da Mãe

Ilustração do artigo para o Jornal O SERRANO, de autoria de Henrique Vieira Filho aborda as origens do Dia Das Crianças e as razões de coincidirem com o feriado da Padroeira do Brasil, além de outras curiosidades, em um bem humorado relato.

Neste artigo para o Jornal O SERRANO, Nº 6325, de 07/10/2022, Henrique Vieira Filho aborda as origens do Dia Das Crianças e as razões de coincidirem com o feriado da Padroeira do Brasil, além de outras curiosidades, em um bem humorado relato.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7186329


Nos demais países, a data eleita é 20/11, em referência à Declaração dos Direitos da Criança, enquanto que, no Brasil, o dia das crianças foi estabelecido por lei, em 1924.

Na verdade, a comemoração só “vingou” na década de 50, graças às campanhas publicitárias da fábrica de brinquedos Estrela.

O sucesso da data, que também coincide com a chegada das tropas espanholas às Américas (1942) e à aclamação de D. Pedro como imperador (1822) influenciou os líderes católicos a escolhê-la como sendo a de Nossa Senhora Aparecida, sendo decretado feriado a partir de 1980.

Só mesmo a burocracia para fazer com que as crianças nasçam antes da mãe!

Com todo o respeito e mantendo o bom humor, há muitas outras curiosidades relacionadas à Padroeira do Brasil, das quais, destaco, aqui, algumas menos conhecidas..

Se muitos de nós se surpreenderam pela triste constatação de que a soberana da Inglaterra não era mesmo imortal, a brasileira o é: Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil, pelo Papa Pio! 

Na verdade, bem antes disso, já em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem sacra, coroando-a muito séculos antes do decreto papal.

Tem até fila de papas ofertando rosas de ouro (alta condecoração pontifícia exclusiva a mulheres), em reconhecimento à sua importância: Paulo IV (em 1967), Bento XVI (em 2007) e Francisco (em 2017), em comemoração aos 300 anos da aparição da estátua.

Boa parte das religiões milenares atribuem grande importância à figura materna. Nem mesmo as que tendem ao patriarcado conseguem abrir mão da devoção ao feminino.

Até mesmo um dos símbolos maiores da testosterona tem que obedecer à Mãe: vocês sabem quem tem a maior patente militar brasileira?  Ela mesma! Em 1967, o Presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, outorgou o título de Generalíssima do Exército Brasileiro à Nossa Senhora!

Nem os canhões do exército são páreos aos maternais chinelos voadores!

Por isso que o dia 12/10 pode até ser das crianças, mas, o feriado é da Grande Mãe! 

Nossa Senhora - releitura de obra de Cid Serra Negra - Arte: Henrique Vieira Filho
Nossa Senhora – releitura de obra de Cid Serra Negra – Arte: Henrique Vieira Filho

Gravura em homenagem a Cid Serra Negra – Arte: Henrique Vieira Filho

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me

Deixe um comentário