Jornal O Serrano

Literatura e Vinho

Nem é preciso ser um “sommelier” para saber que o vinho (“água da vida”, como era conhecida pelos antigos) harmoniza muito bem com Arte.

Em um de meus eventos mais queridos (Projeto Re Arte), o público apreciou vinhos biodinâmicos, enquanto o grupo de teatro Patoktak representava bacantes (seguidores de Baco, o deus do vinho) estraçalhando Penteu (imperador de Tebas, que coadjuvei na peça), culminando com a apresentação da minha pintura que retrata exatamente esta cena lendária.

Em todas as tradições milenares, o vinho é a ponte entre o mundano e o sagrado, ritual que continua até em nossos dias, mantendo-se até como parte da missa católica, simbolizando o próprio sangue divino.

Por tudo isso, fico feliz em noticiar que Serra Negra sediará a mais recente edição do “Cabernet Literário”: “uma roda de conversa acompanhada de uma ótima taça de vinho”, nas palavras de sua organizadora, Katia Parente.

O tema do encontro é justamente o conto de sua autoria: “Experiência Mística”, em que a protagonista (atenção: alerta de “spoiler”) vivencia uma profunda jornada, tendo uma taça de vinho como ponto de ignição.

Este evento é um ótimo exemplo de “Turismo Cultural” ou “Turismo de Criatividade” que agrega lazer e desenvolvimento pessoal, um campo com enorme potencial de aplicação ainda por crescer aqui no Circuito Das Águas. Por sinal, este ramo turístico costuma atrair público de elevado nível sócio-econômico, ou seja, excelentes consumidores potenciais.

Faço questão de prestigiar e ainda levarei duas convidadas especiais: as minhas pinturas “Goddess Libera” (a deusa do vinho, em óleo sobre tela) e “Bacchantes Alchemists” (releitura do secular afresco da Casa dei Vettii, em Pompéia), em exposição paralela.

O “Cabernet Literário” – Edição Serra Negra será no dia 28 de janeiro, 19 horas, no Restaurante La Terrazza e as reservas devem ser realizadas pelo whatsapp (11) 99878-3185 – site: www.cabernetliterario.com.br

Cabernet Literário

“Um brinde a tudo! Leia sem moderação, beba com sabedoria!”

Katia Parente

Henrique Vieira Filho e a deusa do vinho “Goddess Libera” (óleo sobre tela)

Para saber mais:

Artigos:
A Embriaguez Divina, Baco, Alquimia e Psicanálise
O Simbolismo Do Vinho

Assista ao vídeo onde bacantes da Cia. Patoktak intervém sobre Henrique Vieira Filho, no papel de Penteu:



Processo criativo da arte “Goddess Libera”:

Sessão de fotos – Processo criativo

Assista ao vídeo com o processo criativo

  • Artigos
Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), terapeuta holístico (CRT 21001), professor de artes visuais e sociologia, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me

Deixe um comentário