Nem é preciso ser um “sommelier” para saber que o vinho (“água da vida”, como era conhecida pelos antigos) harmoniza muito bem com Arte.
Em um de meus eventos mais queridos (Projeto Re Arte), o público apreciou vinhos biodinâmicos, enquanto o grupo de teatro Patoktak representava bacantes (seguidores de Baco, o deus do vinho) estraçalhando Penteu (imperador de Tebas, que coadjuvei na peça), culminando com a apresentação da minha pintura que retrata exatamente esta cena lendária.
Em todas as tradições milenares, o vinho é a ponte entre o mundano e o sagrado, ritual que continua até em nossos dias, mantendo-se até como parte da missa católica, simbolizando o próprio sangue divino.
Por tudo isso, fico feliz em noticiar que Serra Negra sediará a mais recente edição do “Cabernet Literário”: “uma roda de conversa acompanhada de uma ótima taça de vinho”, nas palavras de sua organizadora, Katia Parente.
O tema do encontro é justamente o conto de sua autoria: “Experiência Mística”, em que a protagonista (atenção: alerta de “spoiler”) vivencia uma profunda jornada, tendo uma taça de vinho como ponto de ignição.
Este evento é um ótimo exemplo de “Turismo Cultural” ou “Turismo de Criatividade” que agrega lazer e desenvolvimento pessoal, um campo com enorme potencial de aplicação ainda por crescer aqui no Circuito Das Águas. Por sinal, este ramo turístico costuma atrair público de elevado nível sócio-econômico, ou seja, excelentes consumidores potenciais.
Faço questão de prestigiar e ainda levarei duas convidadas especiais: as minhas pinturas “Goddess Libera” (a deusa do vinho, em óleo sobre tela) e “Bacchantes Alchemists” (releitura do secular afresco da Casa dei Vettii, em Pompéia), em exposição paralela.
O “Cabernet Literário” – Edição Serra Negra será no dia 28 de janeiro, 19 horas, no Restaurante La Terrazza e as reservas devem ser realizadas pelo whatsapp (11) 99878-3185 – site: www.cabernetliterario.com.br
“Um brinde a tudo! Leia sem moderação, beba com sabedoria!”
Katia Parente
Para saber mais:
Artigos:
A Embriaguez Divina, Baco, Alquimia e Psicanálise
O Simbolismo Do Vinho
Assista ao vídeo onde bacantes da Cia. Patoktak intervém sobre Henrique Vieira Filho, no papel de Penteu:
Processo criativo da arte “Goddess Libera”: